Economy

Preços do petróleo sobem com expectativa de que acordos comerciais estimulem demanda

Por Arathy S Nair

NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo avançaram cerca de 1% nesta quinta-feira, à medida que o progresso em mais um importante acordo comercial alimentou o otimismo de que a demanda por energia possa crescer em 2020.

Um dia após a assinatura do acordo comercial de Fase 1 entre Estados Unidos e China, o Senado norte-americano aprovou uma reformulação do Acordo de Livre Comércio EUA-México-Canadá.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,62 dólar, ou 1%, a 64,62 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA avançou 0,71 dólar, ou 1,2%, para 58,52 dólares o barril.

O acordo aprovado pelo Senado trata-se de uma reestruturação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) após 26 anos. Na véspera, líderes de EUA e China haviam assinado o pacto comercial de Fase 1, que prevê que a compra pelos chineses de 50 bilhões de dólares adicionais em petróleo, gás e outros produtos de energia norte-americanos em dois anos.

No entanto, analistas alertaram que a China pode ter dificuldades para atingir as metas e disseram que os preços do petróleo podem se manter voláteis até que surjam mais detalhes.

“Tivemos ontem o acordo comercial EUA-China –assinado e selado. E agora você tem o acordo EUA-México avançando no Senado. Acho que neste momento o otimismo em torno da demanda está crescendo exponencialmente”, disse o analista do Price Futures Group, Phil Flynn.

(Reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin em Londres e Aaron Sheldrick em Tóquio)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0F1US-BASEIMAGE

To Top