Africa

Açúcar bruto avança na ICE diante de menor produção da Índia; café arábica recua

LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE tiveram leve alta nesta sexta-feira, voltando para perto de máximas de dois anos registradas na véspera, com apoio de uma menor produção na Índia entre o final de 2019 e o início deste ano, enquanto os preços do café arábica recuaram novamente.

AÇÚCAR

* O contrato março do açúcar bruto fechou em alta de 0,02 centavo de dólar, ou 0,1%, a 14,45 centavos de dólar por libra-peso, após ter tocado uma máxima de dois anos na quinta-feira, de 14,58 centavos.

* As usinas da Índia produziram 10,9 milhões de toneladas de açúcar entre 1º de outubro e 15 de janeiro, queda de 26% na comparação anual, devido à menor fabricação no Estado de Maharashtra, afetado pela seca.

* Analistas vêm aumentando as perspectivas de déficit no mercado de açúcar para 2019/20, embora haja um risco de que preços mais altos eventualmente façam com que a Índia exporte seus amplos estoques e usinas do Brasil elevem a produção do adoçante

* Operadores disseram que a perspectiva de oferta para 2020/21 é cada vez mais baixista, com sinais de que as usinas de Maharashtra poderiam dobrar a produção na próxima temporada, diante de clima mais favorável no horizonte.

* No curto prazo, porém, o mercado continua positivo, com operadores em geral vendo as quedas como oportunidades de compra.

* O açúcar branco para março recuou 0,20 dólar, para 398,80 dólares por tonelada, após ter tocado máxima de dois anos de 401,70 dólares na quinta-feira.

CAFÉ

* O contrato março do café arábica fechou em queda de 0,8 centavo de dólar, a 1,1215 dólar por libra-peso, após tocar mínima de dois meses a 1,1135 dólar.

* O arábica tem recuado desde a máxima de mais de dois anos registrada em dezembro, com os estoques certificados pela ICE aumentando neste ano após um longo declínio em 2019.

* A safra de café do Brasil deve ficar próxima de volumes recordes em 2020, à medida que a área cultivada no maior exportador global do produto cresce pela primeira vez desde 2012.

* O café robusta para março avançou 5 dólares, fechando a 1.319 dólares por tonelada.

(Por Maytaal Angel)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0G1MH-BASEIMAGE

To Top