Asia

Assolado por incêndios, leste da Austrália comemora chuva torrencial

Por Lidia Kelly

MELBOURNE (Reuters) – Tempestades de raios intensas com chuvas fortes enfraqueceram os incêndios florestais que ardem no litoral leste da Austrália nesta sexta-feira, para alívio dos bombeiros e agricultores exaustos que enfrentam anos de seca e dos organizadores do Aberto da Austrália, que começa na próxima semana.

A Austrália, famosa por suas praias e vida selvagem imaculadas, está combatendo incêndios florestais desde setembro. As chamas já mataram 29 pessoas e milhões de animais e destruíram mais de 2.500 casas.

Vitória, Nova Gales do Sul e Queensland, três dos Estados mais afetados pela seca e pelos incêndios florestais, comemoraram a chuva torrencial desta semana, e o corpo de bombeiros disse que ela não extinguirá todos os focos, mas que ajudará muito a contê-los.

“Estamos cruzando os dedos para que isso continue nos próximos dias”, disse o corpo de bombeiros de Nova Gales do Sul no Twitter nesta sexta-feira.

A previsão é que as tempestades fortes continuarão em muitas regiões de Nova Gales do Sul e Queensland assoladas pelo fogo, incluindo áreas que não veem uma precipitação intensa há anos, disseram autoridades meteorológicas de Nova Gales do Sul, o que amenizará um pouco a seca de três anos.

“A chuva recente foi absolutamente fantástica”, disse o pecuarista Sam White perto de Guyra, cidade do norte de Nova Gales do Sul.

“Ela está produzindo quantidades significativas de escoamento, que é o que precisamos, e isso está chegando às nossas represas”.

Embora o clima úmido alivie os bombeiros e agricultores vitimados pela seca, ele também tem seus perigos, como inundações relâmpago e quedas de árvores. Um parque de vida selvagem teve que resgatar coalas das águas das inundações e repelir crocodilos com vassouras.

A chuva pesada ajudou a limpar o ar enfumaçado da Austrália, mas Sydney, Canberra e Melbourne continuavam entre as 100 cidades mais poluídas do mundo nesta sexta-feira, como mostrou um ranking de poluição da AirVisual.

Melbourne, que nesta semana ficou envolta em uma fumaça densa que prejudicou as partidas de classificação do Aberto da Austrália e outras competições, tem previsão de voltar a ser coberta por um ar insalubre no final de semana – o Grand Slam começa na segunda-feira.

Mas o temor de que a fumaça volte no sábado durante a última rodada de classificação diminuiu nesta sexta-feira, já que a Agência de Proteção Ambiental previu que a qualidade do ar da área de Melbourne ficará “moderada”, ao invés de “muito ruim”.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0G0ZV-BASEIMAGE

To Top