Latin America

Avaliação positiva de governo tem oscilação negativa e segue abaixo de reprovação, diz XP/Ipespe

SÃO PAULO (Reuters) – A avaliação positiva do governo do presidente Jair Bolsonaro oscilou para baixo e permaneceu em patamar inferior ao dos que avaliam o governo de forma negativa, mostrou pesquisa do Instituto Ipespe para a XP Investimentos nesta sexta-feira.

De acordo com o levantamento, o percentual dos que consideram o governo ótimo ou bom é de 32%, contra 35% em dezembro do ano passado, uma variação dentro da margem de erro da sondagem, que é de 3,2 pontos percentuais. Já os que consideram o governo ruim ou péssimo somaram 39%, mesmo patamar do levantamento anterior.

Os que avaliam como regular são 28%, contra 25% na pesquisa anterior. O percentual dos que não sabem ou não responderam se manteve em 1%.

A sondagem apontou ainda que 40% esperam que o restante do governo Bolsonaro será ótimo ou bom, ante 43% na pesquisa anterior, e 33% entendem que será ruim ou péssimo, contra 34% em dezembro. Ao mesmo tempo, 20% têm expectativa que o restante da gestão será regular –eram 19%.

A XP/Ipespe indagou ainda sobre a avaliação sobre a economia do país, e 45% entenderam que a economia brasileira está no caminho certo, ante 47% em dezembro, e 43% consideram que está no caminho errado, contra 42%. Além disso, 13% não souberam ou não responderam, ante 11%.

A pesquisa ouviu 1.000 pessoas por telefone entre os dias 13 e 15 de janeiro.

(Por Eduardo Simões)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0G1GI-BASEIMAGE

To Top