Asia

Uber reduz prejuízos na Índia com venda de Uber Eats para rival

Por Chandini Monnappa e Nivedita Bhattacharjee

BANGALORE (Reuters) – A Uber vendeu o deficitário Uber Eats da Índia para a rival local Zomato em troca de uma participação de 9,99% na startup apoiada pela chinesa Ant Financial.

A Zomato, avaliada em cerca de 3 bilhões de dólares depois do investimento da Ant este mês, assumirá as operações do Uber Eats a partir desta terça-feira.

Desde o lançamento na Índia, em 2017, o Uber Eats tem tido dificuldades para ganhar participação de mercado e ocupa apenas um distante terceiro lugar, atrás do Swiggtm apoiado pela Tencent Holdings, e da Zomato.

As três gastaram muito em acordos e descontos para atrair clientes em um mercado altamente competitivo.

O vice-presidente financeiro da Uber, Nelson Chai, disse que a mudança foi outra demonstração, após sua decisão de sair do Uber Eats na Coreia do Sul em outubro de 2019, “de nosso compromisso de reavaliar os mercados do Uber Eats, onde não temos um caminho para a liderança”.

A empresa sediada em San Francisco, que prometeu ser lucrativa em nível operacional até o final de 2021, tenta vender o negócio há um ano, disseram à Reuters três fontes familiarizadas com as negociações.

A unidade na Índia registrou prejuízo de 61 milhões de dólalres no trimestre encerrado em 30 de setembro, com receita de 20 milhões de dólares, informou a empresa em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

A venda permitirá que a Uber reduza o prejuízo e ainda mantenha participação em um mercado que deve valer 15 bilhões de dólares até 2023.

Os pedidos mensais da Zomato devem aumentar em 10 milhões, dos 38 milhões a 40 milhões que possuía antes do acordo, disse uma fonte familiarizada com o negócio. A Swiggy também recebe cerca de 40 milhões em pedidos mensais.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0K1NN-BASEIMAGE

To Top