Asia

Austrália esvazia partes de sua capital com retorno de condições para incêndio

Por Byron Kaye e Colin Packham

SYDNEY (Reuters) – Alguns moradores da capital da Austrália, Canberra, foram retirados brevemente de suas casas e trabalhos nesta quarta-feira por causa de um incêndio florestal perto do aeroporto, num momento em que o calor escaldante acabou com alguns dias de descanso e o número de chamas descontroladas aumentou no sudeste do país.

Estradas foram fechadas e autoridades disseram às pessoas para sair ou ficar longe dos subúrbios a leste de Canberra. Fotos postadas nas redes sociais mostravam uma fumaça cinza subindo pelos subúrbios da cidade. Não houve relatos de feridos ou danos, e o alerta foi rebaixado uma hora depois.

“Eu posso ver a fumaça da minha casa”, disse por telefone Kane Cawse, proprietário de uma academia, enquanto dirigia em direção à empresa no local onde houve a retirada, a cerca de 14 km do Parlamento do país.

“Vou ver exatamente o que está acontecendo, garantir que eu tenho uma academia e garantir que as pessoas estejam seguras ou fora”, acrescentou.

Nas últimas semanas, Canberra e as cidades de Sydney e Melbourne tiveram a qualidade do ar classificada entre as piores do mundo em meio a espessas nuvens de fumaça.

O incêndio começou quando uma enorme tempestade de poeira atravessou o sul do país, deixando o céu alaranjado e engolindo algumas cidades do interior, disse o Escritório de Meteorologia.

Desde setembro, centenas de incêndios florestais na Austrália mataram 29 pessoas e um número estimado de 1 bilhão de animais nativos, além de destruírem 2.500 casas e uma área total de mata maior que a Áustria.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0L1LV-BASEIMAGE

To Top