Elections

Sem poder sair de Washington, senadores democratas enviam representantes para campanha em Iowa

Por Sharon Bernstein

(Reuters) – Bernie Sanders descartou aparições em Iowa, Amy Klobuchar enviou representantes da campanha para jantares e Elizabeth Warren planejou um discurso em vídeo, enquanto os senadores democratas dos Estados Unidos que concorrem à Presidência estão presos em Washington para o julgamento de impeachment do presidente Donald Trump.

A campanha de Sanders foi a primeira a reagendar os eventos, anunciando na terça-feira que a deputada progressista Alexandria Ocasio-Cortez, conhecida como AOC, o substituirá em dois comícios no crucial Estado de Iowa, enquanto ele atua como jurado durante o julgamento do presidente republicano no Senado.

Todos os quatro senadores democratas que concorrem à nomeação de seu partido para enfrentar Trump nas eleições de novembro – incluindo Michael Bennet, do Colorado – precisam agora desviar seus esforços da campanha por seis dias durante o processo de julgamento.

Cada um deles está tentando compensar as ausências mobilizando apoiadores de destaque e agendando viagens intensas para o final de semana antes do caucus de Iowa, em 3 de fevereiro, onde a política de varejo ajuda a motivar os eleitores a sair em uma noite fria de inverno para apoiar um candidato.

“Alguns de vocês estão chateados porque deveriam estar em Iowa agora”, disse Pat Cipollone, advogado de Trump na Casa Branca, durante seu discurso de abertura no Senado na terça-feira.

Alguns especialistas em política de Iowa dizem que Klobuchar, senadora de Minnesota cuja campanha recebeu um impulso inesperado no fim de semana do feriado, quando ela e Warren, senadora de Massachusetts, receberam apoio do New York Times, pode sofrer mais do que outros porque ela é menos conhecida.

“Ela tem mais a perder ao não estar na campanha e mais a ganhar ao permanecer nela”, disse Sue Dvorsky, ex-presidente do Partido Democrata de Iowa. Os procedimentos no Senado, controlado pelos republicanos, podem levar semanas, chegando a fevereiro.

Warren planeja comparecer a um evento em Iowa no domingo, quando não haverá sessão para o julgamento de impeachment. Ela agendou uma aparição em vídeo para um grupo trabalhista de Las Vegas no sábado, bem como vários eventos ancorados por apoiadores, incluindo o ex-secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA Julian Castro, um ex-candidato que agora a apoia.

Os candidatos que não estão no Senado – incluindo o ex-vice-presidente Joe Biden e o ex-prefeito de South Bend, Indiana, Pete Buttigieg – poderão continuar em campanha como de costume.

Buttigieg realizará cinco eventos em Iowa antes de seguir para Washington e Carolina do Sul no final da semana. Biden e sua esposa, Jill, devem participar de nove eventos programados em Iowa a partir da terça-feira.

(Reportagem adicional de Amanda Becker, Susan Cornwell, Jarrett Renshaw e Trevor Hunnicutt)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0L1B0-BASEIMAGE

To Top