Internacional

Centenas de centro-americanos entram no México sob vigilância de forças de segurança

FRONTERA HIDALGO (Reuters) – Centenas de centro-americanos cruzaram a fronteira da Guatemala com o México no início desta quinta-feira, testando a determinação do governo mexicano de conter o movimento de pessoas do norte sob pressão dos Estados Unidos.

Imagens de televisão mostraram uma caravana de imigrantes que se deslocava em direção à cidade mexicana de Tapachula, depois de atravessar o rio Suchiate, que divide o México e a Guatemala.

Na pequena cidade de Frontera Hidalgo, perto do rio Suchiate, centenas de imigrantes pararam para descansar no meio da manhã antes de continuar sua jornada.

As forças de segurança mexicanas observavam os imigrantes, mas não intervieram, de acordo com uma testemunha da Reuters.

Alguns dos imigrantes receberam formulários para buscar asilo na pequena agência mexicana de asilo Comar.

A maioria dos membros da caravana deseja chegar aos Estados Unidos. No entanto, o presidente dos EUA, Donald Trump, pressionou o México a adotar medidas mais restritivas para reduzir os fluxos de imigrantes.

Muitos dos imigrantes da América Central que estão indo para o norte estão fugindo de dificuldades econômicas e violência.

O atual grupo é a maior onda de pessoas a testar o México desde que seu presidente, Andrés Manuel López Obrador, e alguns governos da América Central fizeram vários acordos com Trump para reduzir a pressão na fronteira sul dos EUA.

(Reportagem de Andres Martinez)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0M270-BASEIMAGE

To Top