Benefícios

Recurso da aposentadoria do INSS: Entenda a demora

Recurso da aposentadoria do INSS: Entenda a demora. O analista financeiro Oswaldo Marques, 57 anos, diz que espera pela análise do pedido de aposentadoria por tempo de contribuição desde março de 2019. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

INSS requer idade mínima para pagamento do BPC-Loas

Ele, que tem deficiência leve em uma das pernas, precisaria de 33 anos comprovados de recolhimentos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O benefício por tempo de contribuição também é concedido a quem tem deficiência moderada (exigência é de 24 anos para mulheres e 29 para homens) e grave (20 anos para mulheres e 25 para homens).

Oswaldo Marques, 57 anos, diz que tem mais do que o tempo exigido de contribuição e, mesmo assim, ainda não teve o benefício concedido: “Entrei com quatro recursos, e nada” Ronny Santos/Folhapress  

INSS: Demora na análise de concessão de benefícios será investigada

As regras para concessão da aposentadoria para pessoa com deficiência continuam iguais após a reforma da Previdência. O que mudou foi o valor calculado.

“Quando solicitei, tinha 33 anos, três meses e 19 dias. Mesmo assim, negaram.”

Oswaldo diz que, de lá para cá, entrou com quatro recursos, não atendidos.

“A última atualização foi em setembro do ano passado, quando disseram pela quarta vez que minha solicitação estava em análise. Desde então, não tive mais nenhuma novidade.”

Devolução de R$ 57 milhões a aposentados é confirmada pelo INSS

O analista, que ainda trabalha, explica que é financeiramente responsável pela esposa e as três filhas.

To Top