Benefícios

Motivos que levam o INSS a não aprovar seu pedido de Aposentadoria

Motivos que levam o INSS a não aprovar seu pedido de Aposentadoria. Quando o trabalhador dá entrada na documentação para solicitar a aposentadoria, é preciso estar estar atento a todas as exigências para que o processo possa ter andamento sem causar dor de cabeça. Conheça algumas dificuldades que podem surgir antes da conquista do benefício no INSS, caso esteja faltando alguma informação importante. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

1. Documentação incompleta dá prejuízo

Mesmo antes de solicitar sua aposentadoria, certifique-se que todos os documentos estão em ordem. Você pode perder a data agendada e deixar de receber as parcelas do benefício desde o dia agendado.

Como faço para conseguir a Carta de Concessão do INSS?

Caso o INSS solicite documentos fundamentais que não foram apresentados, o benefício será concedido com a data da apresentação dos novos documentos e o pedido ainda pode ser arquivado.

2. Falta de tempo de serviço

Nas aposentadorias por tempo de contribuição, idade, professor e especial, é importante ter certeza se o tempo de serviço já foi completado.

Existem aplicativos gratuitos que permitem fazer a simulação do tempo de serviço antes de pedir a aposentadoria. Isso vai te dar mais segurança.

3. Conferir se o CNIS está certo

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é o documento que o INSS utiliza não só para conceder, mas também para calcular a aposentadoria.

É importante conquistar o direito a aposentadoria, mas mais importante que isso é conquistar a aposentadoria certa.

Saiba como os benefícios são calculados antes de solicitá-lo. Isso evitará surpresas.

4. O benefício negado

Existem recursos no próprio INSS que permitem que o trabalhador questione a decisão que lhe desfavorece, mas fazer o recurso não é ato obrigatório.

O segurado pode procurar a Justiça sem que antes tenha que fazer os recursos para o próprio INSS.

5. Benefício concedido com valor baixo

Vai sacar o FGTS? Orientações para não ter dor de cabeça

O trabalhador pode recusar a aposentadoria, caso não concorde com o valor dela.

Mas, cuidado. Se receber um centavo da aposentadoria, o FGTS ou o PIS/PASEP, qualquer um desses benefícios, a possibilidade de recusá-lo já era. Atenção.

6. Demora na análise do pedido

O prazo para o INSS analisar o pedido, deferir ou indeferir, é de 45 dias.

Ninguém é obrigado a esperar a demora na análise, portanto, o caminho inicial é reclamar na Ouvidoria e, se em 30 dias não houver definição da situação, não vale a pena ficar esperando muito tempo mais.

Exija seus direitos na Justiça, com ou sem advogado.

Quando o trabalhador dá entrada na documentação para solicitar a aposentadoria, é preciso estar estar atento a todas as exigências para que o processo possa ter andamento sem causar dor de cabeça. Conheça algumas dificuldades que podem surgir antes da conquista do benefício no INSS, caso esteja faltando alguma informação importante.

O especialista em Previdência Social, Hilário Bocchi Júnior — Foto: Reprodução/EPTV
O especialista em Previdência Social, Hilário Bocchi Júnior — Foto: Reprodução/EPTV

Especialista em Previdência Social – Hilário Bocchi Junior

Rua Amador Bueno, 774 | 14010-070 | Centro | Ribeirão Preto/SP –
Cortesia da empresa de Educação Previdenciária Aposentfácil.
www.aposentfacil.com.br

Demora do INSS causa R$ 14 milhões de prejuízo

To Top