Asia

Operação de resgate de terremoto na Turquia desacelera, após dezenas de pessoas retiradas do destroços

Por Umit Ozdal e Umit Bektas

ELAZIG, Turquia (Reuters) – Uma mulher e sua jovem filha foram retiradas com vida de um prédio que havia ruído, antes de a Turquia começar a desacelerar as operações de resgate, neste domingo, após um terremoto que matou pelo menos 38 pessoas.

O tremor de magnitude 6.8 atingiu o leste da Turquia na noite de sexta-feira, matando 34 pessoas na província de Elazig e quatro na vizinha Malatya. Mais de 1.600 pessoas ficaram feridas e 45 foram resgatadas dos destroços, na noite de sábado, afirmou a autoridade de desastres da Turquia, AFAD.

Entre os resgatados, estavam uma mulher de 35 anos e sua filha no distrito Mustafa Pasa, de Elazig. Os socorristas que ouviram seus gritos levaram muitas horas para alcançá-las em temperaturas de até 4 graus celsius negativos, disse a imprensa estatal. 

“Podem me ouvir?”, gritou um socorrista à mãe, segundo imagens de televisão. “Estamos chegando. Vamos salvá-las.”

“Por favor, me tire daqui. Não aguento mais. Pegue minha filha, não sou nada sem ela”, respondeu, antes de ser erguida com segurança por um guindaste.  O marido da mulher foi um dos mortos. 

No total, 45 pessoas foram resgatadas dos destroços no sábado à noite, afirmou a AFAD.

Falando posteriormente em Elazig, a 550 kms ao leste da capital Ancara, o ministro do Interior, Suleyman Soylu, afirmou que as operações de resgate estavam praticamente concluídas.

A AFAD disse que socorristas ainda estavam trabalhando em apenas um local em Elazig, onde três pessoas ainda estariam desaparecidas, segundo a imprensa turca. 

Soylu afirmou que continuava a haver tremores secundários, e o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, falando ao lado de Soylu, disse que 104 pessoas estavam sendo tratadas em hospitais. Treze estavam em tratamento intensivo, mas nenhum em condição crítica. 

A AFAD disse, neste domingo, que enviou mais de 10.400 tendas, 17.000 camas, 37.000 cobertores, aquecedores e suprimentos alimentares. 

PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO

O ministro do Meio Ambiente e Urbanização, Murat Kurum, disse que o terremoto danificou prédios em várias províncias e que 12 estruturas precisaram ser demolidas imediatamente. Kurum, depois, acrescentou que o governo começaria o processo de reconstrução e que havia 1,5 milhão de estruturas precisando de “renovação imediata”. 

Soylu afirmou que os afetados pelo terremoto começariam a receber apoio financeiro a partir de segunda-feira. A AFAD disse que transferiu 3 milhões de liras (506,688 mil dólares) em auxílio de emergência para cada município de Elazig e Malatya. 

Disse que 1.521 prédios foram danificados, incluindo 645 com danos severos e 75 estruturas desabaram.

To Top