Asia

Tóquio 2020 alimentará tocha olímpica com hidrogênio pela primeira vez

TÓQUIO (Reuters) – O hidrogênio será usado pela primeira vez para alimentar a tocha olímpica durante sua jornada pelo Japão, disseram os organizadores nesta segunda-feira, como parte dos esforços de Tóquio 2020 para realizar Jogos amigáveis ​​ao meio ambiente.

Os organizadores pretendem compensar todas as emissões de carbono geradas durante os Jogos e também usar as Olimpíadas para aumentar a conscientização sobre as questões ambientais no Japão.

O Comitê Organizador Tóquio 2020 disse que certas etapas do revezamento da tocha usarão hidrogênio, que não emite dióxido de carbono quando queimado. O elemento também abastecerá o Chama Olímpica apresentada nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos.

O hidrogênio será usado para alimentar a tocha em sua jornada por Fukushima e Aichi, além de partes de Tóquio e outras etapas do revezamento.

“Durante os preparativos para os Jogos, Tóquio 2020 promoveu consistentemente a conservação de energia e o uso de energia renovável com o objetivo de apoiar a concepção de uma sociedade neutra em carbono”, disseram os organizadores em comunicado.

Cerca de 500 veículos movidos a hidrogênio também serão usados ​​durante as Olimpíadas, que vão de 24 de julho a 9 de agosto.

Outras iniciativas para reduzir o impacto ambiental dos Jogos incluem camas feitas de papelão reciclável na vila dos atletas, medalhas olímpicas feitas com eletrônicos reciclados e as próprias tochas, formadas por resíduos de alumínio.

O revezamento da tocha começa em Fukushima em 26 de março e visitará todas as 47 prefeituras do Japão antes da cerimônia de abertura do dia 24 de julho.

(Reportagem de Jack Tarrant)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0Q1Q8-BASEIMAGE

To Top