Economy

Airbnb apoia criação de órgão regulador digital da UE após vitória em tribunal

LONDRES (Reuters) – A Airbnb disse nesta quarta-feira que apoia a criação de um órgão regulador digital da União Europeia após vencer um caso histórico no bloco de países que definiu a empresa como plataforma online e não como agente imobiliário.

A empresa afirmou que o órgão deve fazer parte das discussões em torno da Lei de Serviços Digitais proposta pela UE, que visa atualizar as regras de segurança para plataformas, serviços e produtos digitais.

A empresa venceu batalha para permanecer isenta de onerosos regulamentos imobiliários europeus em uma decisão histórica no mês passado do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE).

O rápido crescimento da Airbnb na última década desafiou o setor hoteleiro tradicional e autoridades de cidades incluindo Nova York, Amsterdã, Berlim e Paris acusam a empresa de agravar a escassez de moradias e expulsar moradores de baixa renda ao provocar aumento de preços dos imóveis.

A Airbnb disse que a empresa, cidades e usuários poderão se beneficiar de uma melhor regulamentação do setor.

“Enquanto nosso pensamento sobre esse assunto ainda está em seus estágios iniciais … somos claros que apoiamos os pedidos para a criação de um único órgão europeu de supervisão de serviços digitais”, disse Chris Lehane, vice-presidente sênior de políticas e comunicações globais da Airbnb.

“Acreditamos firmemente que a política habitacional e os regulamentos de aluguel de curto prazo precisam ocorrer no nível local”, acrescentou Lehane em uma entrevista em Londres.

(Por Alistair Smout)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0S1Y8-BASEIMAGE

To Top