Asia

Crescimento do 1° tri na China pode cair abaixo de 5% com vírus, diz economista do governo

PEQUIM (Reuters) – O crescimento econômico da China pode cair para 5% ou menos devido ao surto de coronavírus, possivelmente levando as autoridades a adotarem mais medidas de estímulo, disse um economista do governo chinês em comentários publicados nesta quarta-feira.

O surto, que matou mais de 130 pessoas e infectou quase 6 mil na China, pode reduzir o crescimento do PIB no primeiro trimestre em cerca de 1 ponto percentual, disse Zhang Ming segundo a revista Caijing.

“O crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2020 pode ser de cerca de 5,0% e não podemos descartar a possibilidade de cair abaixo de 5,0%”, disse Zhang.

Zhang, economista da Academia Chinesa de Ciências Sociais, instituto de análise do governo, disse que suas projeções são baseadas no pressuposto de que o surto atingirá seu pico em meados de fevereiro e terminará no final de março.

A expansão da China desacelerou a uma mínima de 30 anos de 6% no quarto trimestre, e analistas disseram esperar que a epidemia vá afetar a economia.

Zhang estimou que o impacto sobre a economia chinesa pode ser significativamente maior do que o da Sars, um coronavírus que se originou na China e matou quase 800 pessoas em todo o mundo em 2002 e 2003.

A segunda maior economia do mundo conta agora mais com serviços e consumo do que naquela época, explicou Zhang.

No país, o surto afetou setores como transporte, turismo e entretenimento. Zhang disse que ele pode pesar sobre os empregos, com a taxa de desemprego oficial provavelmente superando 5,3% nos próximos meses.

Em resposta, o governo deve ampliar o suporte, o que pode aumentar o déficit orçamentário anual como parte do PIB para mais de 3% em 2020, disse ele.

O Banco do Povo da China pode reduzir mais a taxa de compulsório dos bancos bem como a taxa de juros, completou.

O crescimento econômico pode se recuperar mais tarde no ano, levando a expansão anual a 5,7%, disse Zhang. Em 2019 a expansão foi de 6,1%, a mais fraca em 29 anos.

(Reportagem de Kevin Yao)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0S12G-BASEIMAGE

To Top