Economia

Petroleiros aprovam greve a partir de sábado; Petrobras diz que movimento é descabido

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) – Trabalhadores da Petrobras aprovaram em assembleias um indicativo de greve por tempo indeterminado a partir de sábado, informou a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que ressaltou que a categoria irá “garantir o abastecimento da população durante todo o movimento grevista”.

A federação, que representa 13 sindicatos, disse em comunicado que avisou a administração da Petrobras sobre a paralisação ainda na terça-feira.

Os sindicatos afirmam que a greve será contra demissões em uma fábrica de fertilizantes da estatal no Paraná, que a Petrobras informou mais cedo neste mês que será hibernada, com dispensa de 396 empregados, e por alegações de “descumprimento do acordo coletivo de trabalho”.

Em nota, a Petrobras afirmou que considera o movimento grevista “descabido”, pois as justificativas “são infundadas e não preenchem os requisitos legais para o exercício do direito de greve”.

“Os compromissos pactuados entre as partes vêm sendo integralmente cumpridos pela Petrobras em todos os temas destacados pelos sindicatos”, disse a empresa.

Em novembro passado, a empresa conseguiu uma decisão no Tribunal Superior do Trabalho que determinou que os petroleiros se abstivessem de realizar uma greve.

(Por Luciano Costa e Marta Nogueira)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0S22H-BASEIMAGE

To Top