Africa

Tunísia pede a fornecedor que evite trigo da França devido a greves em portos

PARIS (Reuters) – A agência estatal de grãos da Tunísia pediu a um de seus fornecedores que evite o trigo da França devido à continuidade de greves nos portos franceses, que têm prejudicado embarques, o que gera preocupações na França sobre a possível perda de vendas.

As greves no transporte público que prejudicaram serviços ferroviários e as interrupções contínuas de trabalhadores nas docas deixaram os exportadores de grãos da França, o maior produtor de grãos da União Europeia, lutando para levar seus suprimentos aos portos.

A indústria francesa de grãos alertou na semana passada sobre o forte impacto que o setor de cereais poderia sofrer no caso de continuidade das greves contra a reforma previdenciária iniciadas no início de dezembro. Uma nova paralisação de 24 horas nos portos foi convocada para esta quarta-feira.

Em um fax endereçado à trading Casillo Commodities Italia e publicado no Twitter, a agência de grãos da Tunísia (ODC) pediu à trading que evite a França como fonte de origem de suas vendas de trigo do oeste da Europa.

“Tendo em conta a situação que prevalece no momento nos portos franceses após o endurecimento dos movimentos sociais na França… vocês devem tomar todas providências necessárias para evitar, excepcionalmente, essa originação, embora seja contratual, e este (é) no interesse de ambas as partes”, disse o diretor de suprimentos da ODC na carta, de 28 de janeiro.

A ODC compra grandes volumes de grãos em licitações internacionais, mas especifica as regiões das quais o grão deve ser fornecido, como a Europa Ocidental ou a região do Mar Negro, em vez de países individuais.

“Isso coloca em dúvida a originação francesa, porque os compradores, sejam as agências estatais, moinhos, ou todos os compradores de mercadorias, não podem se dar ao luxo de não ter certeza de que serão entregues”, disse à Reuters um operador sênior envolvido nas últimas vendas para a Tunísia.

“Existem algumas pessoas que estão começando a procurar em outros lugares”, disse ele.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0S14D-BASEIMAGE

To Top