Europe

Pompeo promete apoio à Ucrânia em meio a julgamento de impeachment

Por Pavel Polityuk e Matthias Williams

KIEV (Reuters) – O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, enfatizou o apoio de Washington à Ucrânia em uma visita a Kiev nesta sexta-feira, com os dois países buscando amenizar as relações afetadas pelo julgamento de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A Ucrânia entrou em uma batalha política dos EUA no ano passado, quando Trump enfrentou acusações de pressionar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, a investigar seu rival democrata Joe Biden e o filho dele.

Pompeo é a autoridade norte-americana de mais alto escalão a viajar para a Ucrânia desde o início do processo de impeachment. A visita acontece quando o julgamento de impeachment de Trump se aproxima do final, na sexta-feira ou no sábado, provavelmente com a absolvição do presidente.

Depois de se reunir com Zelenskiy, os dois minimizaram as consequências do impeachment.

“Hoje estou aqui com uma mensagem clara: os Estados Unidos veem que a luta ucraniana por liberdade, democracia e prosperidade é valiosa. Nosso compromisso em apoiá-la não sofrerá abalo”, afirmou Pompeo.

A Ucrânia conta com Washington para apoio diplomático, sanções a Moscou e ajuda militar para comprar mísseis e outros equipamentos, enquanto luta contra combatentes apoiados pela Rússia em uma guerra que matou mais de 13.000 pessoas.

Trump congelou quase 400 milhões de dólares em assistência de segurança dos EUA pouco antes de falar com Zelenskiy em um telefonema em julho, provocando acusações dos democratas de que ele usara a política externa dos EUA para obter ganhos pessoais.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG0U23R-BASEIMAGE

To Top