Benefícios

Mulher quer receber do INSS os atrasados de auxílio doença

Mulher quer receber do INSS os atrasados de auxílio doença. A bacharel em direito Lívia Lucena Lopes, 35 anos, diz que espera desde novembro de 2016 receber 13 parcelas do auxílio doença devidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Hoje aposentada por invalidez devido a uma síndrome que causa trombose venosa e que resultou em cinco AVCs (acidente vascular cerebral), Lívia diz que aguarda os retroativos.

“Em 2016, passei por perícia para o auxílio doença. O benefício não foi concedido com a justificativa de que existia carência de tempo de contribuição.”

INSS aumenta em 4,48% os pagamentos

Ela diz, no entanto, que como o tipo da sua doença permitia isenção da carência, agendou nova perícia.

Lívia Lucena, 35 anos, sofreu cinco AVCs por condição grave de saúde e ainda espera o pagamento dos retroativos do auxílio-doença: “Hoje sou aposentada por invalidez, mas quero receber os atrasados” – Martha Salomão/Folhapress

“Consegui a aposentadoria, porque o médico atestou a necessidade de afastamento indeterminado.”

A partir de então, a leitora diz que entrou com recurso junto ao INSS para receber os retroativos do auxílio-doença não concedido.

Em agosto de 2019, diz que foi notificada pelo INSS de que havia conquistado o direito de receber os 13 meses em que ficou sem o pagamento do salário.

“Desde então, aguardo a execução do pagamento. A única informação que me dão é que a pessoa que executa a tarefa está afastada e que não existe outro funcionário para essa função.”

Projeto no Senado ampliam novos saques de FGTS

INSS promete analisar recurso

Em nota, o INSS diz que já está verificando o andamento do recurso e que, dentro de alguns dias, a segurada será informada da conclusão do processo por meio de carta.

​Qualquer cidadão ou empresa que não concorde com a decisão do órgão sobre a sua solicitação pode recorrer. Para ter acesso ao serviço, não é preciso comparecer a uma unidade do INSS. Ele está disponível pelos canais: meu.inss.gov.br, telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Governo quer privatizar o pagamento do Auxílio Doença INSS, entenda

To Top