Africa

Açúcar bruto fecha em queda após tocar máxima de 2 anos; café arábica se recupera

LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE atingiram máxima de dois anos nesta terça-feira, mas fecharam a sessão em queda, enquanto o café arábica recuperou parte do terreno perdido na véspera, quando tocou o menor valor em três meses.

AÇÚCAR

* O contrato março do açúcar bruto fechou em queda de 0,18 centavo de dólar, a 14,71 centavos de dólar por libra-peso, após atingir máxima de dois anos de 15,13 centavos.

* Operadores disseram que o modesto revés não é inesperado, considerando a extensão dos ganhos recentes, embora o mercado continue apoiado pelas produções reduzidas na Índia e na União Europeia, que ajudaram a apertar as ofertas no curto prazo.

* As usinas indianas produziram 14,1 milhões de toneladas de açúcar entre 1º de outubro e 31 de janeiro, queda de quase 24% em relação ao mesmo período do ano anterior, já que algumas unidades foram forçadas a interromper a moagem de cana mais cedo devido à oferta limitada.

* O açúcar branco para março recuou 2,90 dólares, para 413,70 dólares a tonelada, depois de tocar a marca de 420 dólares, maior nível em dois anos e meio.

* Embora um déficit global de açúcar seja amplamente previsto para a temporada 2020/21, um aumento na produção do adoçante deve limitar o tamanho do rombo, disse nesta terça-feira a consultoria Green Pool, que divulgou sua primeira estimativa para o período.

CAFÉ

* O contrato março do café arábica fechou em alta de 0,25 centavo de dólar, a 98,15 centavos de dólar por libra-peso, recuperando-se da mínima de três meses registrada na sessão anterior, quando recuou até 97,80 centavos.

* Operadores mencionaram que o forte aumento recente nos estoques certificados pela bolsa chegou ao fim, ao menos temporariamente, o que ajudou a fornecer uma dose de suporte ao mercado.

* Em nota, a corretora Marex Spectron estimou um pequeno superávit global de 0,5 milhão de sacas em 2020/21, guiado por uma safra recorde do Brasil, mas disse que o mercado pode retornar ao cenário de déficit em 2021/22.

* “Embora ainda seja muito cedo para apontar números para 2021/22, as tendências atuais indicam que um déficit significativo está a caminho”, afirmou a Marex Spectron.

* O cafá robusta para março recuou 18 dólares, para 1.272 dólares por tonelada.

(Por Nigel Hunt)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG131TT-BASEIMAGE

To Top