Africa

Açúcar bruto beira estabilidade na ICE; café arábica fecha em alta

LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE fecharam praticamente estáveis nesta quinta-feira, com o mercado se consolidando após atingir uma máxima de dois anos no início da semana, enquanto o café arábica avançou.

AÇÚCAR

* O contrato março do açúcar bruto fechou em alta de 0,01 centavo de dólar, a 14,74 centavos de dólar por libra-peso, tendo atingido máxima de dois anos na terça-feira, quando tocou 15,13 centavos.

* O preço do açúcar tem sido guiado pela redução na produção de regiões-chave, como Índia, Tailândia e União Europeia, embora o mercado esteja se consolidando por ora, com fundos rolando posições compradas mais próximas.

* Operadores disseram que uma nova sequência de altas no açúcar parece possível, uma vez que o produto continua a manter a maior parte dos ganhos deste ano.

* As usinas do Brasil já fixaram preços em contratos de vendas para cerca de 12 milhões de toneladas de açúcar da safra 2020/21, ante fixação para 10,2 milhões de toneladas no mesmo período de 2019/20, segundo a Archer Consulting.

* “Produtores brasileiros obviamente podem fixar mais, mas desconfiamos que as vendas estejam enfrentando uma inércia no crescimento”, disse o Commonwealth Bank of Australia em nota.

* O grupo sucroalcooleiro francês Tereos afirmou que uma recuperação nos preços do açúcar e a forte demanda por etanol devem dar impulso à performance da empresa até o final do ano. A empresa registrou melhora nos resultados no terceiro trimestre de 2019/20, embora o nível de endividamento continue a subir.

* O açúcar branco para março avançou 0,40 dólar, para 414 dólares por tonelada, após tocar uma máxima de dois anos e meio na terça-feira (420 dólares).

CAFÉ

* O contrato março do café arábica fechou em alta de 0,4 centavo de dólar, a 98,15 centavos de dólar por libra-peso, depois de registrar nova mínima de três meses, a 97,40 centavos.

* O arábica tem sido pressionado pelas expectativas de safra recorde do Brasil neste ano, além de um forte aumento nos estoques certificados pela ICE em janeiro –embora esse crescimento tenha amenizado desde então.

* O café robusta para março avançou 17 dólares, para 1.281 dólares por tonelada.

(Por Maytaal Angel)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG15249-BASEIMAGE

To Top