Elections

Comissão Nacional Democrata pede auditoria de caucus de Iowa após atraso na contagem

Por Amanda Becker e Michael Martina

WASHINGTON/MANCHESTER (Reuters) – O presidente do Comitê Nacional Democrata, Tom Perez, pediu nesta quinta-feira uma auditoria do caucus de Iowa, depois que uma série de problemas atrasou o resultado da primeira disputa do partido pela indicação presidencial de 2020 e criou incerteza sobre sua precisão.

No entanto, o líder do Partido Democrata de Iowa disse que concordaria apenas se a equipe de um dos pré-candidatos pedisse uma auditoria.

Nenhum vencedor foi declarado quatro dias após o caucus em cerca de 1.600 localidades de Iowa, na noite de segunda-feira, e o processo conturbado prejudicou os esforços iniciais dos democratas para encontrar um desafiante ao presidente republicano, Donald Trump, para a eleição de novembro.

“Basta”, escreveu Perez em um post no Twitter. “Tendo em vista os problemas que surgiram na implementação do plano de seleção de delegados e para garantir a confiança do público nos resultados, apelo ao Partido Democrata de Iowa para que inicie imediatamente uma nova apuração.”

O presidente do Partido Democrata de Iowa, Troy Price, disse posteriormente que o partido local não planeja iniciar uma auditoria imediata.

“Devemos isso aos milhares de voluntários e representantes democratas do caucus de Iowa que continuam focados em coletar e revisar os resultados recebidos”, afirmou Price em comunicado divulgado no Twitter.

“Se qualquer campanha presidencial, em conformidade com o Plano de Seleção de Delegados de Iowa, solicitar uma nova revisão, o Partido Democrata de Iowa estará preparado.”

De acordo com as regras do partido, uma recontagem envolveria uma auditoria manual do caucus para recontar as planilhas e formulários enviados por telefone e um novo aplicativo móvel na noite do caucus.

Com 97% das sessões apurados, Pete Buttigieg, de 38 anos, ex-prefeito de South Bend, Indiana, tinha 26,2% dos delegados estaduais e o senador dos EUA Bernie Sanders, de Vermont, 26,1%, de acordo com a diretório estadual do partido.

Buttigieg, à frente nos delegados que serão usados para determinar um vencedor, reivindicou a vitória na disputa, assim como Sanders, que tem uma ligeira vantagem no equivalente ao voto popular de Iowa, que não será usado para determinar um vencedor.

Não estava claro quando o restante dos resultados será divulgado.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG1600S-BASEIMAGE

To Top