Economia

Ibovespa recua após três altas seguidas; Petrobras sobe

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa caiu nesta quinta-feira, em meio a movimentos de realização de lucros após três altas seguidas, um dia após o Banco Central sinalizar o fim do ciclo de cortes da Selic.

Com o clima no exterior relativamente positivo, investidores também repercutiram notícias corporativas locais, entre elas o resultado acima do esperado de Klabin e precificação da oferta de ações da Petrobras que teve como vendedor o BNDES.

Índice de referência da bolsa brasileira, o Ibovespa caiu 0,72%, a 115.189,97 pontos. Na máxima, chegou a 117.381,83 pontos. O giro financeiro no pregão somou 28,3 bilhões de reais.

“Acredito que mercado não esperava que o BC fosse deixar tão claro o fim do ciclo de corte de juros e fosse dar um comentário mais ‘dovish'”, avaliou o gestor de ativos Ricardo Campos, sócio-fundador da empresa da Reach Capital.

O Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a taxa básica de juro em 0,25 ponto percentual, para nova mínima histórica de 4,25% ao ano e disse enxergar como “adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária”.

Agentes financeiros também têm citado que, apesar do efeito positivo com medidas de liquidez no mercado, as dúvidas sobre o potenciais reflexos do surto de coronavírus continuam e assim a volatilidade tende a permanecer elevada.

O novo vírus já matou mais de 560 pessoas e infectou mais de 28 mil apenas na China e já se espalhou por vários países.

Campos acrescentou que mais discussões voltam a aparecer se a bolsa está chegando em níveis caros ou não, o que, segundo ele, limita um pouco o apetite dos investidores.

O movimento da B3 na contramão de Wall Street ocorreu à medida que se aproxima o vencimento dos contratos de opções de Ibovespa, na próxima quarta-feira (12).

DESTAQUES

– BRASKEM PNA caiu 7,46%, após subir quase 9% na semana até a véspera. No radar esteve reportagem do Estadão, de que a 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve possibilidade de ações da petroquímica serem executadas por credora da Odebrecht.

– BANCO DO BRASIL ON recuou 1,69%, pior desempenho entre os bancos do Ibovespa, após forte valorização na véspera. BRADESCO PN e ITAÚ UNIBANCO PN perderam o fôlego do começo do pregão e caíram 1,16% e X%, respectivamente. SANTADER BRASIL UNIT cedeu 0,24%.

– PETROBRAS ON avançou 2,69%, um dia após oferta global de ações ordinárias da companhia de titularidade do BNDES ser precificada a 30 reais por papel, movimentando 22 bilhões de reais. PETROBRAS PN subiu 2,78%.

– MRV ON caiu 2,31%, em sessão de ajustes, após subir nos dois pregões anteriores, acumulando elevação de 5%. O índice do setor imobiliário perdeu 2,61%.

– VALE ON teve acréscimo de 0,55%, com a alta dos preços do minério de ferro na China, além de previsões da ArcelorMittal de melhora na demanda por aço. CSN ON caiu 0,6%.

– KLABIN UNIT subia 4,3%, após reportar resultado acima do esperado no quarto trimestre, com os negócios de papéis e embalagens atenuando a queda nos preços de celulose branqueada e kraftliner no mercado externo. No setor, SUZANO ON teve elevação de 1,3%.

– LOCAWEB ON disparou 19,4% em sua estreia na B3 após precificar sua oferta inicial de ações a 17,25 reais na terça-feira, no topo da faixa estimada pelos coordenadores. A operação movimentou quase 1,2 bilhão de reais.

– GRUPO SBF ON saltou 14,7%, após a Nike anunciar acordo de distribuição com a dona da Centauro, que assumirá operações da marca norte-americana no Brasil.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG15214-BASEIMAGE

To Top