América Latina

PF faz busca e apreensão contra ex-ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira operação que visa apurar desvio de recursos do extinto Ministério do Trabalho e faz buscas e apreensão em endereços ligados ao ex-ministro da pasta na gestão Michel Temer Ronaldo Nogueira, ao ex-assessor da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro Pablo Tatim e ao ex-líder do PTB na Câmara Jovair Arantes, segundo fonte com conhecimento da ação.

A operação investiga irregularidades na contratação de uma empresa do ramo de tecnologia de informação e está sendo realizada em Brasília e outros cinco Estados, segundo nota da Polícia Federal. Ela teve como base relatório da Controladoria-Geral da União que apontou desvios entre 2016 e 2018 de 50 milhões de reais no extinto Ministério do Trabalho.

Ao todo, são cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão em endereços no Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, conforme a PF. A Justiça Federal de Brasília também determinou o bloqueio do valor aproximado de 76 milhões de reais nas contas dos investigados.

O contrato tinha por objetivo a compra de solução de tecnologia e licenças, voltadas a gerir sistemas informatizados do ministério e detectar fraudes na concessão de Seguro-Desemprego, disse a PF. Os investigados devem responder pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público), organização criminosa, fraude à licitação, falsificação de documento particular, corrupção ativa e passiva.

Contactada, a assessoria de imprensa da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) não se manifestou de imediato a respeito da operação da PF envolvendo Nogueira, atual presidente da fundação. A Reuters ainda não conseguiu entrar em contato com outros envolvidos na operação.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG151JD-BASEIMAGE

To Top