Agro

Preços do petróleo fecham quase estáveis; mercado aguarda decisão da Opep+ sobre cortes

Por Stephanie Kelly

NOVA YORK (Reuters) – Os contratos futuros do petróleo devolveram ganhos do início da sessão e terminaram esta quinta-feira sem direção comum, conforme Opep e Rússia emitiram sinais diferentes sobre um possível corte adicional de produção, que teria como objetivo mitigar qualquer impacto negativo que o surto de coronavírus possa causar à demanda global.

Os futuros do petróleo Brent fecharam em queda de 0,35 dólar, a 54,93 dólares por barril. Já o petróleo dos Estados Unidos avançou 0,20 dólar, para 50,95 dólares o barril.

Ambos os contratos chegaram a subir mais de 1 dólar por barril no começo do dia, mas em seguida devolveram ganhos, à medida que operadores aguardam para ver se a Rússia apoia os possíveis novos cortes de oferta em conjunto com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados.

“Os russos estão dominando o noticiário… O corte de produção provavelmente é necessário para afastar a destruição de demanda no curto prazo”, disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group.

Considerando que o surto de coronavírus afetou a demanda por energia, um painel técnico da Opep+ recomendou um corte de produção provisório de 600 mil barris por dia, segundo duas fontes. O painel propôs que o corte tenha início imediatamente e dure até junho, se todos os membros concordarem, disse uma fonte.

O Comitê Técnico Conjunto (JTC, na sigla em inglês) aconselha o grupo, mas não tem o poder de tomar decisões.

(Reportagem adicional de Ahmad Ghaddar em Londres e Aaron Sheldrick em Tóquio)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG1524E-BASEIMAGE

To Top