Agro

Vendas de soja dos EUA à China caem ao menor nível desde setembro, diz USDA

CHICAGO (Reuters) – As vendas de exportação de soja dos Estados Unidos para a China caíram para o menor nível em quase cinco meses, em meio a preocupações com impactos sobre a demanda no principal comprador global da oleaginosa devido à disseminação de um novo coronavírus.

As vendas de exportação para a China totalizaram apenas 31.523 toneladas na semana encerrada em 30 de janeiro, segundo dados semanais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgados nesta quinta-feira.

Esse foi o menor nível desde a semana encerrada em 5 de setembro, quando as vendas líquidas para a China ficaram negativas em 2.727 toneladas devido ao cancelamento de negócios fechados anteriormente.

O mais recente relatório do USDA também mostrou que países não identificados cancelaram vendas no total de 238.800 toneladas de soja.

Analistas afirmaram que essas destinos desconhecidos geralmente se referem à China e que o mercado está de olho em possíveis cancelamentos de vendas aos chineses devido ao coronavírus.

Os embarques semanais de soja à China somaram 552.523 toneladas.

O secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, disse na quarta-feira que os EUA precisarão ser tolerantes caso a rápida disseminação do coronavírus na China atrapalhe a capacidade do país de aumentar compras de produtos agrícolas norte-americanos conforme previsto em acordo comercial recente entre os países.

A demanda chinesa por soja também costuma migrar para a América do Sul ao final de janeiro, à medida que tem início a colheita da oleaginosa no Brasil.

Os prêmios da soja no Brasil ficaram mais firmes nos últimos dias, com novas compras da China, apesar de o país estar em colheita.

(Por Mark Weinraub)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG151LQ-BASEIMAGE

To Top