Economia

IGP-DI reduz alta a 0,09% em janeiro devido a queda nos preços do atacado, diz FGV

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) – O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) iniciou o ano desacelerando a alta a 0,09% em janeiro, de 1,74% em dezembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

O resultado ficou bem abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,25%, com os preços no atacado entrando em território deflacionário.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) — que responde por 60% do indicador todo — teve queda em janeiro de 0,13% depois de subir 2,34% no mês anterior.

Uma queda de 1,42% nos Bens Finais, que haviam registrado alta de 2,88% em dezembro, foi o destaque para esse resultado. Segundo a FGV, o comportamento do grupo foi motivado pelos alimentos processados, que passaram de alta de 5,86% para cair 4,09% em janeiro.

Para o consumidor o ano começou com menor pressão, uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), que responde por 30% do IGP-DI, desacelerou a alta a 0,59% no primeiro mês do ano, ante 0,77% em dezembro.

Esse movimento se deve principalmente ao arrefecimento do grupo Alimentação, que reduziu a alta a 0,64% em janeiro de 2,56% antes, por conta da queda de 2,62% das carnes bovinas, que haviam disparado 16,56% em dezembro.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI), por sua vez, subiu 0,38% em janeiro, após avanço de 0,21% em dezembro.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG160YC-BASEIMAGE

To Top