Asia

Preços do minério de ferro sobem com temor sobre oferta; coronavírus limita ganhos

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro da China subiram pela terceira sessão nesta quinta-feira, com os preços no spot também apresentando ganhos depois que a mineradora Vale reduziu suas perspectivas de produção para o primeiro trimestre.

Mas as preocupações com o número de mortes por coronavírus limitaram os ganhos.

O contrato de minério de ferro mais comercializado na bolsa de Dalian terminou com alta de 1,6%, a 624,50 iuanes por tonelada. No início da sessão, o contrato subiu para 628 iuanes, o maior valor desde 23 de janeiro.

“Os sinais de menor demanda por minério de ferro devem limitar o lado positivo”, escreveram estrategistas da ANZ em nota.

Os comerciantes de aço na China estão adiando o retorno ao mercado para as compras usuais após o Ano Novo Lunar, diminuindo a demanda, já que a epidemia de coronavírus paralisou as fábricas e o setor de construção.

Os preços spot subiram depois que a Vale revisou para baixo na terça-feira sua previsão de produção de minério de ferro para o primeiro trimestre, para 63-68 milhões de toneladas, em meio a chuvas fortes afetando as operações e limitações para disposição de rejeitos na barragem Laranjeiras, do complexo Brucutu, maior mina da empresa em Minas Gerais.

(Por Enrico dela Cruz)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG1C18L-BASEIMAGE

To Top