América Latina

PGR prorroga força-tarefa Amazônia por mais um ano

BRASÍLIA (Reuters) – A Procuradoria-Geral da República decidiu prorrogar por mais um ano os trabalhos da força-tarefa Amazônia, segundo portaria publicada nesta sexta-feira.

A portaria também prorroga pelo mesmo período a designação da procuradora da República Ana Carolina Haliuc Bragança (coordenadora) e do procurador da República Rafael da Silva Rocha (coordenador adjunto) como membros titulares da força-tarefa. O ato terá vigência a partir de 22 de fevereiro de 2020.

Segundo nota da PGR, a força-tarefa foi criada em agosto de 2018 para atuar no combate à macrocriminalidade na região Amazônica, à mineração ilegal, ao desmatamento, à grilagem de terras públicas, à violência agrária e ao tráfico de animais silvestres. Ela é formada por procuradores da República de todos os Estados da Amazônia Legal. 

O grupo atua para promover a troca de experiências e aperfeiçoar o trabalho do MPF no combate aos crimes na Amazônia, além de articular e aprimorar o diálogo do órgão com instituições como Ibama, Polícia Federal e Exército.

Desde a criação, segundo a PGR, a força-tarefa foi responsável por seis grandes operações de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, com pelo menos 30 pessoas e oito madeireiras denunciadas por crimes como invasão de terras indígenas, lavagem de dinheiro, organização criminosa, dano ambiental, entre outros. O grupo também atuou no enfrentamento dos incêndios registrados na floresta no ano passado.

(Reportagem de Ricardo Brito; Edição de Alexandre Caverni)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG1D1QI-BASEIMAGE

To Top