Esportes

Uefa bane Manchester City de competições europeias por 2 temporadas

MANCHESTER (Reuters) – O Manchester City foi banido de competições europeias pelas próximas duas temporadas e multado em 30 milhões de euros pela Uefa, após uma investigação sobre supostas violações das regras de Fair Play Financeiro.

A Uefa disse que o City cometeu “violações sérias” das regras, enquanto o clube da Premier League afirmou em seu site que vai apelar da decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS), em Lausanne.

A decisão, se mantida, significa que a equipe de Pep Guardiola não poderá competir na Liga dos Campeões 2020-21, caso se classifique novamente para a principal competição de clubes da Europa. O clube também será banido das competições europeias na temporada 2021-22.

A ausência de ação continental teria um impacto significativo nas receitas do clube, assim como em seu prestígio.

As regras do Fair Play Financeiro da Uefa destinam-se a impedir que os clubes recebam quantias ilimitadas de dinheiro através de acordos de patrocínio inflados com organizações relacionadas aos proprietários.

A Câmara Adjudicatória do Organismo de Controle Financeiro de Clubes (CFCB) da Uefa disse que o City violou as regras ao “sobrevalorizar receita de patrocínio em suas contas e nas informações de equilíbrio enviadas à Uefa entre 2012 e 2016” e acrescentou que o clube “não cooperou na investigação”.

Mas o City, que nega qualquer irregularidade, disse, em uma resposta forte, que vai lutar contra a decisão.

“Simplificando, esse é um caso iniciado pela Uefa, processado pela Uefa e julgado pela Uefa. Com esse processo prejudicial agora encerrado, o clube buscará um julgamento imparcial o mais rápido possível e, portanto, iniciará processo na Corte Arbitral do Esporte na primeira oportunidade”, afirmou o City.

(Reportagem de Simon Evans)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG1D1LY-BASEIMAGE

To Top