São Paulo

USP e Universidade Estadual de Ohio celebram 55 anos de parceria

USP e Universidade Estadual de Ohio celebram 55 anos de parceria

Divulgação/USP Imagens

DownloadDivulgação/USP Imagens

Nesta quarta-feira (12), a Universidade de São Paulo (USP) recebeu a visita do vice-reitor da Universidade Estadual de Ohio, Bruce McPheron, na capital. O encontro teve um motivo especial: a comemoração dos 55 anos da parceria entre a USP e a instituição norte-americana, que teve início em 1965, com a formalização de um convênio com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

Integraram a comitiva de Ohio o pró-reitor de Estratégias Globais e Relações Internacionais, Gil Latz; a diretora-executiva para Parcerias, Padmini Roy-Dixon; e a diretora do Escritório da Ohio no Brasil, Jane K. Aparecido. Pela USP, participaram da reunião o reitor, Vahan Agopyan; o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, Valmor Tricoli; e o assessor do Gabinete do Reitor, Gerson Damiani.

Na visita, o reitor da USP enfatizou que a cooperação com a Universidade Estadual de Ohio é uma das mais antigas e produtivas parcerias da instituição de ensino, com um grande número de publicações conjuntas, especialmente nas áreas de saúde e agricultura. Segundo a base de dados SciVal, entre 2014 e 2019, a USP e a Universidade de Ohio publicaram, em conjunto, 1.306 artigos científicos.

Laços acadêmicos

O vice-reitor da Universidade de Ohio reforçou a importância do fortalecimento dos laços acadêmicos. Bruce McPheron destacou a sólida colaboração entre as duas universidades e citou como exemplo a criação, em 2007, do Programa de Pós-Graduação Internacional em Biologia Celular e Molecular Vegetal, envolvendo USP, Ohio e Universidade Estadual de Nova Jersey – Rutgers, também dos Estados Unidos.

Na ocasião, foi inaugurada, no saguão do prédio do Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP, uma exposição de fotos alusivas aos 55 anos da parceria, aos 150 anos de fundação da instituição norte-americana e aos cinco anos do estabelecimento do Escritório de Ohio em São Paulo.

DownloadDivulgação/USP Imagens

O post USP e Universidade Estadual de Ohio celebram 55 anos de parceria apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top