Agro

Estoques de suco de laranja do Brasil crescem 41,8% após ampla safra, diz CitrusBR

SÃO PAULO (Reuters) – Os estoques de suco de laranja do Brasil foram estimados em 853,7 mil toneladas do produto congelado e concentrado (FCOJ, na sigla em inglês) em 31 de dezembro, o que representa volume 41,8% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior, disse a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) em levantamento divulgado nesta terça-feira.

O forte aumento nos estoques de suco de laranja deve-se a uma ampla safra da fruta colhida no Estado de São Paulo no ano passado, quando as árvores na região passaram pelo ano positivo de seu ciclo bienal de produção, que alterna anos de maior e menor produtividade, disse a entidade.

O nível dos estoques de suco de laranja congelado e concentrado (FCOJ) apontado pela CitrusBR no Brasil, principal produtor e exportador global do produto, é o maior desde 2014, quando eles superaram ligeiramente 1 milhão de toneladas.

A entidade afirmou ainda que os estoques globais em FCOJ equivalente em posse de suas associadas — Louis Dreyfus, Citrosuco e Cutrale — estão projetados em 412,8 mil toneladas em 30 de junho de 2020, contra 253,18 mil toneladas na mesma época do ano passado.

Os estoques globais na metade do ano também deverão ser os maiores desde 2014, quando somaram 534,5 mil toneladas.

(Por Marcelo Teixeira)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG1H1BZ-BASEIMAGE

To Top