Economia

Crescimento empresarial da zona do euro fica melhor do esperado em fevereiro, mostra PMI

LONDRES (Reuters) – A atividade empresarial na zona do euro acelerou mais do que o esperado este mês, mostrou nesta sexta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), em uma boa notícia para autoridades do Banco Central Europeu que buscam reanimar o crescimento e a inflação baixa.

O PMI Composto preliminar da zona do euro subiu a 51,6 em fevereiro de 51,3 em janeiro, superando todas as expectativas em pesquisa da Reuters cuja projeção era de uma leitura de 51,0. Número acima de 50 indica crescimento.

“A economia da zona do euro conseguiu algum ímpeto de novo em fevereiro apesar de muitas empresas terem sido afetadas de várias maneiras pelo coronavírus, que causou problemas de oferta”, disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

A demanda permaneceu relativamente forte, sugerindo que não haverá deterioração no próximo mês. O índice de novos negócios permaneceu na máxima de sete meses de 51,3 vista em janeiro.

O PMI de serviços avançou para 52,8, de 52,5. Já o PMI de indústria ficou abaixo da marca neutra, mas continuou a melhorar, chegando a 49,1 em fevereiro ante 47,9, nível mais alto em um ano e acima de todas as expectativas em pesquisa da Reuters.

(Reportagem de Jonathan Cable)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG1K13Y-BASEIMAGE

To Top