Internacional

Grande tempestade de areia fecha espaço aéreo nas Ilhas Canárias, na Espanha

Por Borja Soares

GRAN CANÁRIA (Espanha) (Reuters) – Todos os vôos com destinos às Ilhas Canárias, na Espanha, tiveram que ser desviados da rota neste domingo, disse a operadora AENA, que controla os aeroportos locais, depois que uma tempestade de areia do Saara atingiu o arquipélago, cobrindo as ilhas com poeira laranja e limitando a visibilidade.

Cerca de 144 vôos foram afetados até agora, disse uma porta-voz da AENA, acrescentando que não está claro por quanto tempo os aeroportos permanecerão fechados.

Alguns voos saindo de Fuerteventura e Lanzarote estavam operando, mas todos os demais vôos com destino ao arquipélago ou saindo dele foram desviados ou cancelados, disse a empresa.

Um jornalista da Reuters no aeroporto de Gran Canária testemunhou longas filas de passageiros retidos.

O Ministério dos Transportes disse em um tweet que o clima deve começar a melhorar a partir das 20h no horário de Brasília.

Conhecidas como “calimas”, as tempestades de areia se formam quando ventos fortes levantam densas nuvens de areia do Saara e as transportam para as Canárias, a cerca de 96km dali.

Esta última tempestade ocorreu em um momento particularmente ruim, coincidindo com as férias escolares britânicas, quando milhares de turistas vão às ilhas em busca de sol durante o inverno.

Na noite de sábado, a tempestade complicou os esforços para conter um incêndio em Gran Canária, já que os bombeiros não conseguiram enviar aviões para acabar com o fogo, disse o governo da ilha.

O governo regional das Canárias declarou estado de alerta e aconselhou as pessoas a manterem portas e janelas fechadas, enquanto alguns dos festejos de carnaval pelos quais as ilhas são famosas foram cancelados.

To Top