INSS ainda não começou Pente Fino nos Benefícios por Incapacidade
Benefícios

INSS ainda não começou Pente Fino nos Benefícios por Incapacidade

meu inss serviços

INSS ainda não começou Pente Fino nos Benefícios por Incapacidade. A crise no atendimento do INSS atrasará o início do pente-fino do governo de Jair Bolsonaro em benefícios por incapacidade e no BPC (Benefício de Prestação Continuada). Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Após seguidos adiamentos em 2019, a Secretaria de Previdência havia comunicado a intenção de iniciar as revisões neste mês, o que acabou por não acontecer.

Prejuízo de R$ 14 milhões: Esse valor será gerado pela demora no INSS

O novo atraso é provocado por dificuldades enfrentadas pelo INSS para disponibilizar funcionários para testar e operar o novo sistema de agendamento de perícias desenvolvido pela Dataprev (empresa de tecnologia da Previdência), informou uma fonte do setor.
O INSS enfrenta uma crise causada pela combinação da redução de pessoal, devido à aposentadoria de servidores sem reposição por meio de novos concursos, e pelo crescimento na quantidade de pedidos de benefícios nos meses que antecederam a reforma da Previdência. Atualmente, cerca de 1,3 milhão de segurados esperam pela análise de requerimentos por período superior ao prazo legal de 45 dias. Ao todo, a fila tem cerca de 2 milhões de pessoas à espera de um benefício.

A crise resultou na demissão do presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira. O cargo será ocupado pelo secretário de Previdência, Leonardo Rolim.

Salário Família: Desempregado e autônomo têm direito pelo INSS?

Anunciada no início da gestão de Bolsonaro como uma das primeiras medidas para combater fraudes e reduzir gastos com benefícios, a revisão dos benefícios por incapacidade teve sucessivos adiamentos.

Inicialmente, os atrasos eram atribuídos à demora da Dataprev para entregar um sistema que permitisse a seleção e convocação dos beneficiários a serem incluídos no pente-fino. O sistema ficou pronto no final do ano passado.
Os auxílios-doença e o BPC (benefício assistencial) são o principal foco. A Secretaria de Previdência, o INSS e a Dataprev não comentaram.

Prova de vida exigida pelo INSS: Meios para realizar

To Top