Economia

Thomson Reuters nomeia novo CEO; resultados vêm acima do esperado

Por Kenneth Li e Jessica DiNapoli

NOVA YORK (Reuters) – A Thomson Reuters anunciou nesta terça-feira que nomeou Steve Hasker, ex-presidente da Nielsen Holdings , como seu novo presidente-executivo, sucedendo a Jim Smith.

A controladora da Reuters News também anunciou resultados acima do esperado no quarto trimestre, reportando um aumento de 60% no lucro operacional ante um ano antes, com a queda de custos e investimentos após a venda de participação da unidade F&R, de operações financeiras e de risco.

Hasker, mais recentemente um alto executivo da agência de talentos CAA de Hollywood, assumirá seu novo cargo em 15 de março, disse a Thomson Reuters. Smith, um ex-jornalista que supervisionou um período de grandes mudanças na empresa, permanecerá por um período de transição em 2020 e se tornará presidente da Thomson Reuters Foundation.

Stephane Bello, vice-presidente financeiro, também deixará o cargo e será substituído por Mike Eastwood, atual vice-presidente sênior de finanças corporativas. Bello supervisionará a estratégia e o desenvolvimento de negócios até 2021, disse a empresa.

A Thomson Reuters manteve sua meta de crescimento de receita orgânica de 4% a 4,5% em 2020 e disse que suas margens serão um pouco mais altas do que o previsto em outubro e também acima dos níveis de 2019.

RESULTADOS

O lucro operacional no trimestre aumentou 60%, para 216 milhões de dólares. Em uma base ajustada, os ganhos no quarto trimestre subiram para 185 milhões de dólares, ou 0,37 dólar por ação, ante 102 milhões de dólares, ou 0,19 dólar por ação no ano anterior. Os analistas esperavam, em média, 0,33 dólar por ação, segundo o IBES da Refinitiv.

O provedor de notícias e informações registrou um aumento de 4% na receita orgânica, para 1,58 bilhão de dólares, e apresentou vendas mais altas em cada uma de suas três maiores divisões: profissionais de direito, empresas e profissionais de impostos e contabilidade.. A divisão Reuters News obteve receita orgânica de 164 milhões de dólares, um aumento de 5%.

“Se você me perguntar do que mais me orgulho, são as pessoas da Thomson Reuters, e o que fazemos todos os dias e a diferença que fazemos no mundo”, disse Smith em entrevista. Em relação a Hasker, Smith acrescentou: “Ele vai focar em… acelerar a taxa de crescimento e novos planos, e acho que ele será capaz de fazer isso”.

A empresa, controlada pela família Thomson do Canadá, disse que o conselho de administração aprovou um aumento de 8% por ação no dividendo anual, para 1,52 dólar por ação.

Nos últimos anos, a Thomson Reuters cortou custos e abandonou algumas empresas ao se recuperar das consequências da crise financeira em 2008.

    A principal conquista de Smith foi a venda que ele criou de uma participação de 55% na divisão financeira da empresa em 2018 para o Blackstone Group, avaliando o negócio em 20 bilhões de dólares. Posteriormente, a Blackstone fechou um acordo para vender a unidade, agora chamada Refinitiv, para o London Stock Exchange Group Plc.

As ações da Thomson Reuters mais que dobraram desde o acordo envolvendo a Refinitiv e triplicaram desde que ele assumiu o cargo de CEO em 2012.

As autoridades europeias de concorrência devem decidir sobre a aquisição da empresa de dados e análises Refinitiv por 27 bilhões de dólares pela London Stock Exchange nos próximos meses.

To Top