Asia

Aço e minério de ferro recuam na China com aumento de temores sobre pandemia

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) – Os futuros do aço na China caíram nesta quarta-feira em meio a preocupações de que a rápida disseminação do coronavírus na China leve inevitavelmente a uma pandemia global, enquanto o minério de ferro também caiu após 10 sessões consecutivas de ganhos.

O vergalhão de aço para construção na bolsa de Xangai teve um dia de idas e voltas antes de fechar com perdas de 0,4%, a 3.447 iuanes (491,53 dólares), com expectativas de uma retomada na demanda no segundo trimestre limitando as perdas.

O minério de ferro na bolsa de Dalian caiu 2,8%, interrompendo um rali que durava 10 sessões. Na bolsa de Cingapura, os futuros recuaram 3%.

Os temores que abalaram os mercados devem-se à preocupação de que a crescente crise de saúde, que já tem impactado negócios, possa prejudicar o comércio de aço, o que seria um golpe significativo para a China, que responde por cerca da metade da capacidade global de produção de aço.

Autoridades ao redor do mundo ampliaram medidas para prevenir a disseminação do coronavírus, que já matou mais de 2,7 mil pessoas e infectou cerca de 80 mil, principalmente na China, embora os números de casos e vítimas fora da Ásia também estejam crescendo agora.

“À medida que a possibilidade de um surto nos Estados Unidos gradualmente aumenta, o pânico no mercado se espalha mais”, disseram analistas da Huatai Futures em nota.

Por outro lado, ó vice-presidente do conselho da Associação da Indústria de Aço e Ferro da China, Luo Tiejun, disse que a indústria de aço pode se recuperar em breve– o setor está sob pressão de estoques em alta, uma demanda fraca de comercialização e preços spot em queda.

“Uma vigorosa retomada na demanda do mercado é esperada no segundo trimestre deste ano, dado que as autoridades chinesas já divulgaram uma série de medidas para estabilizar o crescimento econômico”, disse ele, segundo o jornal China Daily na terça-feira.

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG1P1LZ-BASEIMAGE

To Top