Africa

Açúcar recua na ICE em meio a temores com coronavírus; café avança

LONDRES (Reuters) – Os preços do açúcar na ICE recuavam nesta quarta-feira, à medida que o valor do petróleo nos Estados Unidos cedia para nível inferior aos 50 dólares por barril, após Ásia, Europa e Oriente Médio registrarem centenas de novos casos de coronavírus e os EUA alertarem para uma inevitável pandemia.

Por outro lado, as cotações do café registravam ganhos.

AÇÚCAR

* Por volta das 13h (horário de Brasília), o contrato março do açúcar bruto recuava 0,32 centavo de dólar, ou 2,1%, a 14,83 centavos de dólar, após registrar uma mínima de mais de duas semanas, de 14,69 centavos.

* Os preços do petróleo atingiam o menor valor desde janeiro de 2019 nesta sessão, enquanto autoridades de todo o mundo lutam para evitar o avanço do coronavírus, que já foi detectado em cerca de 30 países.

* Valores mais baixos da energia podem encorajar usinas de cana do Brasil a produzir mais açúcar, e consequentemente menos etanol.

* “Não acredito que fundos estejam em busca de estabelecer posições vendidas, é apenas um sentimento de aversão ao risco. Eles provavelmente vão restabelecer as posições compradas quando houver clareza em relação à situação global”, acrescentou um operadora.

* Operadores dos mercados de açúcar continuam preocupados com os crescentes déficits para esta temporada e para a próxima, com a produção em queda em países como Tailândia e Índia.

* “Continua havendo uma ‘janela’ de oportunidades positivas para o açúcar antes de as principais colheitas começarem, mas infelizmente o ‘evento global de saúde’ está esmagando o otimismo. Nós esperamos que o mercado opere de lado no curto prazo”, disse a Sucden Financial.

* O açúcar branco para maio recuava 8,4 dólares, ou 2%, a 404,30 dólares por tonelada.

CAFÉ

* O contrato maio do café arábica avançava 1,25 centavo de dólar, ou 1,15%, a 1,0975 dólar por libra-peso.

* O arábica tem sido apoiado pelos estoques reduzidos de café lavado de qualidade, o que ajudou a impulsionar os prêmios nos mercados físicos e desencadeou apostas de que os estoques certificados pela bolsa tendam a cair.

* Um operador afirmou que, ao contrário dos mercados de açúcar e cacau, nos quais os fundos se mantinham comprados e enfrentam pressão de vendas devido ao sentimento de aversão aos riscos, os fundos já estão vendidos no arábica, o que gera menor pressão para que eles realizem vendas.

* O café robusta para maio subia 10 dólares, ou 0,78%, para 1.292 dólares a tonelada.

(Por Maytaal Angel)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG1P1R1-BASEIMAGE

To Top