Internacional

Deputados do Colorado dão aprovação final para abolir pena de morte no Estado

DENVER (Reuters) – Deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira em Denver e enviaram ao governador um projeto de lei que revoga a pena de morte no Colorado, tornando-o o mais recente de um número crescente de Estados norte-americanos nos últimos anos a abolir a pena de morte.

O governador Jared Polis, democrata de primeiro mandato, pretende sancionar a lei quando essa chegar à sua mesa, disse seu porta-voz à Reuters por email na terça-feira.

O Senado do Colorado aprovou a medida em janeiro. A aprovação final do projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado se deu por 38 votos a 27, após ser derrotada uma emenda no plenário que pedia para colocar a questão da revogação perante os eleitores em uma votação estadual.

As duas Casas Legislativas do Estado são controladas pelos democratas, embora dois senadores republicanos sejam co-patrocinadores da medida.

Vinte e nove Estados dos EUA, incluindo o Colorado, têm a pena de morte em seus registros, de acordo com a Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais. A pena de morte também permanece no código criminal do governo federal e do sistema de justiça militar dos EUA.

Quando a lei for promulgada, o Colorado se tornará o 22º Estado desde 2004 a abolir a pena de morte por legislação ou ação judicial, segundo o Centro de Informações sobre Pena de Morte, com sede em Washington, que acompanha o assunto.

(Por Keith Coffman)

To Top