Vale diz que navio sofreu avaria na proa após deixar terminal em São Luís

SÃO PAULO (Reuters) – O navio MV Stellar Banner sofreu avaria na proa após ter deixado na segunda-feira o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), utilizado para exportação de minério de ferro da companhia Vale, informou a mineradora nesta quarta-feira.

A avaria na embarcação, construída em 2016, que pertence e é operada pela empresa sul-coreana Polaris, ocorreu já fora do canal de acesso ao porto.

“Foi reportado ainda à Vale que, por medida de precaução, os 20 tripulantes foram evacuados com segurança e que o comandante do navio adotou manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís”, disse a mineradora em nota.

Segundo nota da Capitania dos Portos do Maranhão, o navio “encontra-se encalhado”.

“Como operadora portuária, a Vale está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas”, acrescentou a empresa.

A Capitania dos Portos também afirmou que o Stellar Banner carregava minério de ferro da Vale.

Dados do terminal Eikon, da Refinitiv, mostram que o navio tinha como destino o porto de Qingdao, na China, para onde deveria levar uma carga de 275 mil toneladas de minério de ferro.

A Vale não confirmou os dados imediatamente.

A Capitania dos Portos disse ainda, em nota, que quatro rebocadores foram enviados em direção ao navio para coletar informações e prestar apoio.

“Um rebocador com material para conter possíveis danos ambientais foi enviado pela Vale ao local a fim de prevenir futuras possibilidades de vazamento”, completou a Capitania dos Portos.

A Marinha instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente, segundo a Capitania dos Portos.

Em 2017, um navio carregado com minério de ferro no terminal da Ilha Guaíba (RJ), da Vale, afundou no Atlântico Sul. A embarcação Stellar Daisy, que tinha como destino a China, tinha capacidade para cerca de 266 mil toneladas e também era operada pela Polaris.

Não foi possível contatar imediatamente um representante da Polaris. A Reuters tentou contato telefônico e por email.

As ações da Vale operavam em queda de mais de 9% na tarde desta quarta-feira, em dia marcado por perdas em vários mercados, incluindo no minério de ferro, devido a preocupações com a disseminação do coronavírus.

(Por Marta Nogueira e Roberto Samora)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG1P26F-BASEIMAGE