Asia

BCE está “muito preocupado” com o coronavírus, afirma Schnabel

LONDRES (Reuters) – O Banco Central Europeu (BCE) está “muito preocupado” com a disseminação do coronavírus, disse nesta quinta-feira a nova membro do Conselho Executivo do BCE, Isabel Schnabel.

“Sabemos que isso realmente está aumentando a incerteza em elevado grau, para as expectativas de crescimento global mas também é claro que para as perspectivas da zona do euro”, disse Schnabel durante discurso em Londres.

“Mas o que realmente precisamos entender quando estamos fazendo política monetária é quais são as possíveis implicações a médio prazo, e no momento isso não está claro”, completou.

O coronavírus, que surgiu pela primeira vez na China, explodiu no norte da Itália na semana passada, aumentando o medo de que uma disseminação séria no resto da Europa possa levar a região de volta à recessão.

Os mercados monetários começaram a precificar outro corte de 10 pontos base nas taxas de juros já negativas do BCE até o final do ano.

Dados divulgados nesta quinta-feira também mostraram que os empréstimos bancários a empresas da zona do euro ficaram em uma mínima de dois anos no mês passado, mesmo antes das preocupações com o vírus atingirem os níveis atuais.

(Reportagem de David Milliken e Dhara Ranasinghe)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG1Q118-BASEIMAGE

To Top