Agro

Exportação de sorgo dos EUA vai a máxima desde dezembro de 2014 com compras chinesas

Por Mark Weinraub

CHICAGO (Reuters) – As exportações de sorgo dos Estados Unidos atingiram o maior nível em mais de cinco anos na última semana, com a China, principal compradora do produto, registrando as maiores aquisições do grão em um mês, disse o governo norte-americano nesta quinta-feira.

O mercado tem acompanhado de perto uma retomada das compras chinesas desde meados de janeiro, quando Pequim e Washington assinaram a Fase 1 de um acordo comercial, e os dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) são um sinal positivo, de acordo com analistas.

“Essa é uma ótima notícias”, disse Rich Nelson, estrategista-chefe da Allendale. “Este é o início das compras sob o acordo. Mas isso não alivia as preocupações sobre quanto eles vão comprar e quais serão as quantidades.”

Como parte do pacto, a China concordou em adquirir uma média de 40 bilhões de dólares em produtos agrícolas em 2020 e 2021, ante cerca de 24 bilhões de dólares em 2017.

O relatório do USDA mostrou que as vendas de exportação de sorgo dos EUA totalizaram 444.519 toneladas na semana finalizada em 21 de fevereiro. A cifra é a maior para uma semana desde as 584.324 toneladas registradas em dezembro de 2014.

A China adquiriu 119 mil toneladas na semana, máxima desde 23 de janeiro, enquanto 324.181 toneladas foram vendidas a compradores desconhecidos –que, segundo operadores, costumam representar a China.

As vendas de carne de porco dos EUA à China também avançaram na semana, a 7.223 toneladas, mas as exportações de soja para a maior compradora mundial da oleaginosa continuam fracas, com a China adquirindo apenas 71.684 toneladas no período.

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG1Q1QU-BASEIMAGE

To Top