Asia

Huawei construirá fábrica 5G na França para acalmar tensões no Ocidente

Por Mathieu Rosemain

PARIS (Reuters) – A Huawei terá sua primeira fábrica europeia na França, disse o presidente do conselho da empresa nesta quinta-feira, enquanto a gigante chinesa de telecomunicações tenta aliviar preocupações mundiais devido às acusações norte-americanas de que Pequim pode usar seus equipamentos para espionagem.

Liang Hua disse que a Huawei, maior produtora mundial de equipamentos de telecomunicações, investirá 200 milhões de euros na primeira fase da instalação da estação de base móvel. Ele disse que o projeto criará 500 empregos.

“Esta instalação fornecerá para todo o mercado europeu, não apenas o da França”, disse Liang a jornalistas. “As atividades do nosso grupo são mundiais e, para isso, precisamos de uma presença industrial global”.

Não ficou claro imediatamente se a decisão da Huawei teve a aprovação do presidente francês Emmanuel Macron, que tentou atrair investidores estrangeiros, mas também conduziu alertas sobre a invasão chinesa na economia da União Europeia.

Liang disse que a Huawei delineou planos do grupo para o governo francês.

Não houve resposta imediata do escritório de Macron.

A França ainda não começou a implantar suas redes 5G, mas a maior operadora móvel do país, Orange, controlada pelo Estado, escolheu as rivais europeias da Huawei, Nokia e Ericsson.

As operadoras menores Bouygues Telecom e SFR, da Altice Europe, cujas redes atuais dependem fortemente da Huawei, estão pedindo a Paris que esclareça sua posição em relação à empresa.

A França diz que não discriminará nenhum fornecedor, mas exige que todos os fornecedores sejam monitorados para garantir a aprovação da agência de segurança cibernética, que está analisando os equipamentos da Huawei. Fontes próximas ao setor de telecomunicações dizem temer que a Huawei seja barrada na prática, mesmo que nenhuma proibição formal seja anunciada.

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG1Q1LV-BASEIMAGE

To Top