Asia

Prêmie Abe pede que todas as escolas do Japão fechem devido ao coronavírus

Por Daniel Leussink

TÓQUIO (Reuters) – Todas as escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio do Japão serão orientadas a ficar fechadas de 2 de março até o fim das férias da primavera em abril para ajudar a conter o surto de coronavírus, disse o primeiro-ministro Shinzo Abe a uma força-tarefa de combate ao vírus nesta quinta-feira.

A notícia veio depois que uma mulher que trabalha como guia turística de ônibus foi diagnosticada com coronavírus pela segunda vez, disse o governo do município de Osaka — a primeira pessoa conhecida do Japão e uma das poucas do mundo a ter um teste positivo duas vezes, em meio aos temores crescentes de uma proliferação da infecção. [nL2N2AR09Z]

O ano letivo japonês termina em março e recomeça em abril, após um intervalo.

O número de casos no Japão já ultrapassa 200, mais do que a cifra oficial de 186 divulgada na noite de quarta-feira.

Em Hokkaido, grande ilha do norte do país, 13 casos novos, incluindo duas crianças de menos de 10 anos, foram confirmados, noticiou a emissora pública NHK.

Osaka, cidade grande do oeste, disse que fechará todos os jardins de infância e escolas de primeiro e segundo grau da rede pública durante duas semanas a partir de 29 de fevereiro para evitar infecções.

O governo pediu que grandes aglomerações e eventos esportivos sejam evitados ou abreviados durante uma quinzena para conter o vírus, mas prometeu que a Olimpíada de 2020 acontecerá na capital Tóquio.

Os mais de 200 casos não têm relação com os 704 de um surto no navio de cruzeiro Diamond Princess, que foi posto em quarentena no litoral de Tóquio no início deste mês.

Um homem na faixa dos 80 anos morreu em Hokkaido depois de contrair o coronavírus, disse o governo do município, o que elevou para oito o número de vítimas fatais do Japão, incluindo quatro no navio.

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG1Q10X-BASEIMAGE

To Top