Economia

ANP homologa leilão e passa a exigir mistura de 12% de biodiesel no diesel

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) homologou os resultados do 71º Leilão de Biodiesel nesta sexta-feira, em passo que oficializa a exigência de mistura de 12% de biodiesel no diesel comercial que começa a chegar aos postos a partir de domingo, afirmou a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Até então, o diesel comercial tinha uma mistura de 11% de biodiesel.

Durante a maior parte de 2019, o mix do combustível renovável no fóssil do Brasil foi de 10%, com o aumento de 1 ponto precentual ocorrendo a partir de setembro.

“O resultado do L71 (71º Leilão de Biodiesel) é um passo importante que confirma a segurança do cronograma de aumento da mistura do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para que gradativamente a mistura de biodiesel atinja os 15% até 2023”, disse em nota o economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan Amaral.

A expectativa, segundo a associação, é de entrega superior a 1,1 milhão de metros cúbicos de biodiesel para as distribuidoras ao longo de março e abril, totalizando cerca de 3,4 bilhões de reais negociados.

A Abiove ressaltou que previsão é que a produção de biodiesel em 2020 atinja 6,9 milhões de metros cúbicos, incremento de cerca de 17% em relação a 2019, o que deve gerar uma movimentação financeira da ordem de 20 bilhões de reais.

(Por Marta Nogueira)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG1R22H-BASEIMAGE

To Top