Agro

PESQUISA-Petróleo enfrenta menor demanda à medida que vírus ofusca cortes da Opep

Por Brijesh Patel

(Reuters) – Os preços do petróleo serão pressionados este ano, já que a disseminação do coronavírus afeta a economia e a demanda global, ofuscando os esforços da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de reduzir a produção para apoiar o mercado, mostrou uma pesquisa da Reuters nesta sexta-feira.

A pesquisa com 42 economistas e analistas prevê que Brent alcançará uma média de 60,63 dólares por barril em 2020, uma queda de cerca de 5% em relação à projeção de 63,48 dólares do mês anterior.

A referência global alcançou em média 59,80 dólares até o momento neste ano.

O petróleo caiu quase 30% em relação às máximas de janeiro, com o barril nos EUA caindo abaixo de 50 dólares por barril depois que o vírus atingiu a demanda da China, maior importadora da commodity do mundo, e despertou preocupações sobre o excesso de oferta global.

“No primeiro trimestre, esperamos que as interrupções econômicas causadas pelo surto pesem fortemente sobre a demanda e preços do petróleo”, disse Caroline Bain, analista da Capital Economics.

Um corte adicional na produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados liderados pela Rússia, que deve ser anunciada em Viena nos dias 5 e 6 de março, não amortecerá muito o mercado do impacto do vírus, disseram analistas.

Dos 37 colaboradores que participaram das pesquisas de janeiro e fevereiro, 25 cortaram suas previsões do Brent para 2020.

Analistas esperam que a demanda mundial de petróleo cresça cerca de 0,7 a 1,1 milhão de barris por dia (bpd) este ano, em comparação com a previsão do mês passado de 0,8 a 1,5 milhão de bpd.

(Reportagem de Brijesh Patel)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG1R1IN-BASEIMAGE

To Top