São Paulo

SP realiza castrações gratuitas de cães e gatos no entorno de parques estaduais

SP realiza castrações gratuitas de cães e gatos no entorno de parques estaduais

Divulgação/SIMA

DownloadDivulgação/SIMA

Até o próximo domingo (8), técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) e da Fundação Florestal realizam a castração gratuitas de cães e gatos de moradores que vivem no entorno de parques estaduais de proteção integral. A ação tem o objetivo de controlar a população pet local e proteger os animais silvestres.

“Os animais domésticos soltos próximos às áreas de preservação, sem os cuidados necessários, podem causar doenças na fauna da região, além de impactar negativamente na rotina dos animais de vida livre”, destaca o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

O trabalho ocorre desde 2018 e deve alcançar 1.250 castrações em março deste ano, quando será concluída a primeira etapa no município de Cananéia. Os técnicos já estiveram nos parques estaduais Carlos Botelho, Intervales, PETAR e Ilha do Cardoso, além de aldeias indígenas.

O projeto é financiado pela Câmara de Compensação Ambiental da SIMA, que recebe e analisa as propostas de aplicação de recursos provenientes da compensação de empreendimentos e atividades cujo licenciamento esteja condicionado à apresentação e à aprovação de Estudo de Impacto (EIA/RIMA).

Integração

Além da castração, os técnicos buscam integrar áreas de saúde, meio ambiente e educação dos municípios, como líderes comunitários locais e gestores das áreas protegidas, para aplicar os princípios de saúde única direcionados à medicina da conservação. Os agentes comunitários de saúde e professores dos municípios beneficiados recebem materiais educativos cedidos pela World Animal Protection.

Durante as campanhas de castração, são coletadas também amostras biológicas dos animais esterilizados para diagnósticos sanitários como zoonoses e patógenos importantes para conservação da fauna silvestre. A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) apoia o projeto com recursos humanos e materiais para coleta e armazenagem das amostras.

Voluntários estudantes de Veterinária e Biologia de outras faculdades também participam da execução das campanhas. As ações são conduzidas pela Fundação Florestal, pelo Departamento de Fauna e pela Coordenadoria de Fiscalização de Biodiversidade, ligados à SIMA.

O post SP realiza castrações gratuitas de cães e gatos no entorno de parques estaduais apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top