Asia

Uefa cria grupo para estudar impacto do coronavírus em calendário do futebol europeu

Por Simon Evans

AMSTERDÃ (Reuters) – A Uefa montou um grupo de trabalho com a Associação de Ligas Europeias para lidar com qualquer transtorno de calendário causado por adiamentos provocados pelo coronavírus.

Como a repescagem das eliminatórias da Euro 2020 estão agendadas para o final deste mês, além das rodadas de mata-mata da Liga dos Campeões e da Liga Europa, a Uefa admite que será difícil remarcar os jogos.

“Nós nos reunimos com as Ligas Europeias ontem para criar um grupo de coordenação para enfrentar a situação e encontrar as melhores soluções possíveis”, disse o secretário-geral da Uefa, Theodore Theodoridis, no Congresso da Uefa nesta terça-feira.

“De nossa parte, estamos abordando a situação ao fazer contato com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e com vários governos. Não queremos reagir com exagero, mas ter uma linha de conduta”, disse.

“O calendário está congestionado e é difícil encontrar espaço, é trabalhando junto que encontraremos soluções”.

Principal competição da Uefa, a Euro 2020 acontecerá a partir de junho em 12 cidades de toda a Europa, mas Theodoridis diz que no momento a organização está concentrada nos jogos de março.

“Estamos trabalhando com várias possibilidades. A Euro começa em junho. Temos partidas vindo nas próximas semanas. Não queremos compartilhar maiores detalhes. As questões mais urgentes estão vindo nas próximas duas semanas. Mas há planos para tudo”.

Durante o Congresso, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que “é importante trabalhar com as autoridades, mas não entrar em pânico”, mas o presidente da associação suíça, Dominique Blanc, alertou para as consequências graves para o esporte.

“Devido ao coronavírus, estamos em uma situação que pode, para parte de nós, abalar o futebol profissional em suas fundações”.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2215I-BASEIMAGE

To Top