Asia

GM promoverá veículos elétricos para investidores em desafio à Tesla

Por Paul Lienert

DETROIT, Estados Unidos (Reuters) – Executivos da General Motors vão enfrentar nesta quarta-feira uma de suas tarefas mais difíceis: Convencer investidores de que a montadora de Detroit pode competir com a Tesla no mercado de veículos elétricos.

Mesmo quando os mercados globais se recuperam dos temores do coronavírus, o valor de mercado da Tesla supera o da GM e da maioria das outras montadoras tradicionais. Na terça-feira, o valor de mercado da Tesla ficou em torno de 144 bilhões de dólares, mais de três vezes os 45 bilhões da GM.

A GM é de longe maior que a Tesla em volume e gera mais dinheiro e lucro. Mas no mercado de veículos elétricos, a Tesla é a líder.

No ano passado, a Tesla vendeu 367.500 veículos elétricos, sendo 223 mil nos Estados Unidos. A GM vendeu apenas 16.400 unidades do elétrico Chevrolet Bolt nos EUA e 60 mil modelos Baojun E-Series na China com a joint venture SAIC Motor.

A presidente-executiva da GM, Mary Barra, e o presidente, Mark Reuss, aceleraram o desenvolvimento de veículos elétricos nos últimos três anos, concentrando-se em uma bateria proprietária, um design flexível de baixo custo e um plano para produção de alto volume, principalmente na China.

A GM também está desenvolvendo uma bateria avançada, em parceria com a LG Chem e a Honda Motor, que será menor que as atuais baterias utilizadas em veículos elétricos, poderá ser recarregada mais rapidamente e fornecerá mais energia.

Musk disse a investidores que a Tesla avançou no custo e capacidade da bateria em desenvolvimentos que serão divulgados no “Dia da Bateria”, em abril.

Barra disse que a GM planeja gastar mais em veículos elétricos do que em carros movidos a gasolina nos próximos cinco anos e que a empresa terá lucro com eles até 2021. Mas ainda não divulgou quanto investirá nos esforços para competir com a Tesla e concorrentes tradicionais, como Volkswagen ou Ford Motor.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2321Y-BASEIMAGE

To Top