América Latina

Brasil chega a 8 casos confirmados de coronavírus; registra transmissão local

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) – O Brasil atingiu nesta quinta-feira a marca de oito casos confirmados de coronavírus, incluindo as primeiras confirmações no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, disse o Ministério da Saúde, acrescentando que o país registrou pela primeira vez uma transmissão local.

Além disso, um nono caso está sob investigação no Distrito Federal, aguardando contraprova após um primeiro exame positivo ser realizado por um laboratório privado ainda não credenciado para testes oficiais.

São Paulo, que continua sendo o Estado com mais registros confirmados, verificou os dois primeiros casos de transmissão local no Brasil. As infecções são de pessoas que estiveram em contato com o homem que teve o primeiro caso confirmado no país.

O outro novo caso confirmado em São Paulo é o de uma adolescente de 13 anos, cujo primeiro teste positivo já havia sido revelado pelo ministério na véspera e aguardava apenas a contraprova.

De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, que inicialmente não confirmou o caso pelo fato de a jovem estar assintomática, a decisão pela ratificação foi tomada após ser constatado que a adolescente, que voltou da Itália no domingo, está usando medicamentos que mascaram os sintomas.

Outro dos novos casos desta quinta-feira foi registrado no Rio de Janeiro, o primeiro no local. A infectada é uma mulher 27 anos que viajou por países da Europa, entre eles a Itália, e buscou atendimento na cidade de Barra Mansa, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado.

Já o caso confirmado no Espírito Santo, também o primeiro no Estado, é o de uma mulher de 35 anos com histórico de viagem para a Itália, disse o ministério, sem fornecer mais detalhes. O exame da paciente foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz, e portanto não é necessária a contraprova.

Por fim, a infecção no Distrito Federal é a de uma mulher de 23 anos que esteve na Inglaterra e Suíça. O caso aguarda contraprova.

Além dos oito casos confirmados e do nono em investigação, o Brasil também soma 636 casos suspeitos da doença. São Paulo (182 suspeitas), Rio Grande do Sul (104), Minas Gerais (80) e Rio de Janeiro (79) são os Estados com maior número desses registros.

Por outro lado, 378 casos antes tidos como suspeitos já foram descartados.

O surto de coronavírus, que se iniciou na China, já atingiu cerca de 90 países e infectou mais de 95 mil pessoas, causando a morte de mais de 3.200.

(Reportagem de Débora Moreira, no Rio de Janeiro, e Gabriel Araujo, em São Paulo; reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2414Y-BASEIMAGE

To Top