Benefícios

Pacientes com câncer: O que não dizer?

Pacientes com câncer: O que não dizer? O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo listou algumas recomendações para garantir o bem-estar e a continuidade do tratamento de pessoas em tratamento contra o câncer que vão viajar no feriado de Carnaval. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

É fundamental comunicar o médico da decisão e estar atento às orientações do especialista. “Desde que o médico seja informado sobre o passeio e esteja de acordo, não há impedimento algum para que a pessoa com câncer viaje”, diz a diretora de corpo clínico do Instituto do Câncer, Maria Del Pilar Estevez Diz.

Hanseníase: Transmissão da doença(Abre numa nova aba do navegador)

De acordo com a oncologista, tratamentos de alguns tumores específicos impactam na baixa da imunidade do paciente e, portanto, é importante evitar grandes aglomerações comuns à época.

Mesmo com as alterações na rotina e possíveis longos períodos fora de casa, respeitar as recomendações médicas e ter em mãos as medicações, tanto as de uso contínuo, como as sintomáticas, utilizadas em caso de dor, náusea ou febre, são providências das quais o paciente não pode abrir mão.

Além disso, a hidratação adequada, com ingestão de bastante líquido, o uso de filtro solar e chapéus para se proteger do sol e o consumo de alimentos frescos – e de procedência confiável – são cuidados que valem para todos.

“Sair da rotina não pode ser sinônimo de se descuidar da saúde. Por isso, o paciente precisa estar sempre atento ao seu corpo. O aparecimento de febre igual ou superior a 37,8ºC (medida embaixo das axilas), principalmente durante o tratamento quimioterápico, é um sinal de alerta e pode indicar a necessidade de procurar o serviço local de saúde”, comenta a especialista.

Câncer de mama: SBM quer mais acesso a exame e tratamento(Abre numa nova aba do navegador)

Para as pessoas em geral, e que vão aproveitar o Carnaval para passeios ao ar livre, o dermatologista Caio Lamunier, do instituto, lembra da importância de passar protetor solar, evitar o sol entre 10h e 16h, além de usar itens como óculos escuros, chapéus ou bonés. “A exposição prolongada ao sol e, sem proteção adequada, causa envelhecimento precoce da pele e contribui com o surgimento deste tipo de câncer, que corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País”, comenta.

O Instituto do Câncer está vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP.

INSS: STF libera andamento de ações de revisão da aposentadoria(Abre numa nova aba do navegador)

Dicas para pacientes antes de viajar
– Consulte seu médico antes da viagem para garantir de que o passeio não irá interferir no tratamento;
– Tenha cópias de seus exames mais recentes e, se possível, uma carta do médico que o acompanha com resumo de seu diagnóstico e tratamento;
– Separe seus remédios e certifique-se de levar um pouco a mais do necessário para o período da viagem, caso haja algum contratempo;
– Em caso de viagens de avião, leve os medicamentos sempre na bagagem de mão e nas embalagens originais, para evitar problemas com a alfândega.

Dicas para durante a viagem
– Diminua as chances de contrair infecções. Dê preferência a bebidas engarrafadas e alimentos bem cozidos;
– Caso se sinta indisposto, reduza o ritmo das atividades e descanse;
– Se estiver viajando de avião, tente se levantar e caminhar um pouco a cada uma hora para melhorar a sua circulação;
– Mantenha-se hidratado.

O post Pacientes com câncer devem ter cuidados extras durante o Carnaval apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top